Aniam

Notícias

Decreto autoriza porte de arma para guardas municipais em são carlos

Publicado em: 04/05/2020


DECRETO AUTORIZA PORTE DE ARMA PARA GUARDAS MUNICIPAIS EM SãO CARLOS

A prefeitura de São Carlos (SP) publicou no Diário Oficial de sábado (2), o decreto nº 178 que autoriza o porte de arma de fogo para Guardas Civis Municipais (GCM).

Segundo o texto, os agentes precisarão comprovar a realização de treinamento técnico para obter o porte que é pessoal, intransferível e revogável a qualquer tempo.

O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, justificou que as armas são importantes para a defesa da equipe e que a prefeitura está investindo na troca de coletes e rádios para dar mais segurança à cooperação.

Curso
O comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, afirmou que os guardas estão passando por mais um curso presencial prático de tiro e, até o fim de maio, os guardas devam começar a trabalhar armados.

“Cada guarda somente receberá o armamento com a entrega da Carteira de Identidade Funcional, que será documento obrigatório para que o servidor porte arma de fogo”, explicou.

Armamento
No ano passado, 50 pistolas Taurus calibre 380 foram adquiridas e entregues pelo prefeito Airton Garcia ao comando da GM.

A instituição ainda recebeu 60 revólveres calibre 38 doados pela prefeitura de Campinas (SP), por meio da Academia da Guarda Municipal de Campinas Doutor Ruyrillo de Magalhães.

“Também adquirimos, com ajuda do presidente da Câmara, Lucão Fernandes, quatro armas calibre 12, mais potentes, para apoio e uso em situações mais complexas'', afirmou o secretário de segurança Gardini.

Ao todo, atualmente, GM conta com 150 agentes e 114 armas.

“Precisamos ter armas suficientes para todos os guardas, mesmo que em alguns postos uma arma poderá ser repassada de um turno para outro”, explicou.

*Com informações do ACidade ON/São Carlos

Fonte: -