09/09/2009
PARANÁ EM AÇÃO SUPERA EXPECTATIVAS DE ATENDIMENTO EM CURITIBA
Nem a chuva que caiu em Curitiba durante o feriado de 7 de setembro tirou a atenção do público para os serviços do Paraná em Ação, que aconteceu de 4 a 8 de setembro em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. Cerca de 30 mil pessoas passaram pelos estandes do Paraná em Ação computando mais de 75 mil atendimentos. Durante cinco dias, a população de Curitiba e da Região Metropolitana usufruiu mais de 50 serviços totalmente gratuitos que proporcionaram acesso à cidadania, saúde e inclusão social e outros serviços de direito do cidadão paranaense.
Cidadania e inclusão social - A área de documentação foi a mais procurada durante o evento. Ao todo foram emitidos perto de 4 mil documentos entre carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Titulo de Eleitor. Outro setor que teve destaque foi o Judiciário mais de 2.200 atendimentos para informações e soluções de casos de separação consensual, conversão consensual de separação em divórcio, guarda de filhos e pensão alimentícia. Mayta Lobo dos Santos, advogada da Defensoria Pública do Estado afirmou que a principal relevância do Paraná em Ação é sem dúvida a rapidez dos processos. “Foram realizadas aqui mais de 350 audiências em que as pessoas saíram daqui com sua necessidade 100% atendida. O que na Vara da Família em trâmites normais levaria de seis meses a um ano para ser resolvida, no Paraná em Ação é feito num único dia”, declarou Dra. Mayta.
Saúde - Outro recorde de atendimento desse ano foi no setor da saúde que computou até o final do evento quase 7 mil atendimentos. “Os visitantes do Paraná em Ação puderam realizar aqui um mini check up, pois foram oferecidos gratuitamente exames de glicemia, urina, acuidade visual, aferição de pressão e avaliação física. A população recebeu também informações de prevenção de câncer de mama, câncer de colo de útero, doação de sangue e de órgãos entre outros”, declarou Clecy Amadori, uma das coordenadoras do evento.
Justiça Federal e Recadastramento de Armas – São os dois novos serviços oferecidos pelo Paraná em Ação desse ano. Justiça Federal prestando informações a respeito dos seus serviços, em especial sobre benefícios previdenciários, tais como auxílio-doença, aposentadorias por invalidez, por idade, por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte, benefício assistencial e outros. Para o diretor do Foro da Justiça Federal do Paraná, Danilo Pereira Junior, trazer o poder público para perto da população é de extrema importância. “Vir para a praça pública e aproximar a Justiça Federal dos cidadãos é sem dúvida essencial para que as pessoas conheçam mais de perto todos os direitos que possuem e como a justiça pode intervir a seu favor”, poderá o Juiz Federal. Ele afirma que a população, principalmente os mais desfavorecidos ainda não tem conhecimento de como a Justiça pode ajudá-los a resgatar seus direitos e sua cidadania.
Os serviços de recadastramento de armas, que a partir de agora se junta ao Paraná em Ação também teve bons resultados. Segundo Celso Bassani, do Movimento Viva Brasil, o recadastramento é obrigatório e quem for pego com uma arma de fogo sem registro poderá responder criminalmente. Ele afirma que a partir de agora a Campanha de Recadastramento de Armas será levada para todo o Estado. “Vamos acompanhar as próximas edições do Paraná em Ação para que mesmo aqueles que moram em comunidades mais afastadas dos centros urbanos possam recadastrar as armas que possuem em casa”, declarou Bassani.
Casamento Coletivo – Realizar um sonho ou então de simplesmente regularizar a união é o que vão fazer os mais de 500 casais que se inscreveram para o casamento coletivo, durante o Paraná em Ação de Curitiba. Esse é o caso do casal Ademir Rosa do Amaral, aposentado, 55 anos e Maria Rodrigues, 52. O caso deles é um tanto curioso, pois foram casados durante 27 anos estão separados há 6 anos e agora resolveram casar-se novamente.
Mario José Rocha participou do casamento coletivo do ano passado e esse ano voltou para trazer seu irmão Sergio Luis para fazer a inscrição para o casamento coletivo. “Estou junto com minha companheira há 23 anos e assim como meu irmão queremos também oficializar nossa união”, declarou Sérgio Luis.
Próxima edição – Encerradas as atividades em Curitiba, a coordenação do Paraná em Ação já parte para a organização da próxima edição que acontece entre os dias 02 e 04 de outubro na cidade de Francisco Beltrão.